Mitos e verdades
1- Lavar o cabelo todos os dias causa queda de cabelos?
R: Não. O hábito de lavar os cabelos diariamente, pelo contrário, auxilia em diminuir doenças do couro cabelo como: a dermatite seborréica, causadora das caspas, a oleosidade dos fios e outras dermatites, que favorecem no aumento da queda capilar.
2 – É normal cair cabelos diariamente?
R: Sim. É normal e faz parte do equilíbrio fisiológico do ciclo capilar que compreende em fase de crescimento (fase Anágena), permanência (Fase Catágena) e queda (Fase Telógena). Normalmente cai entre 80 e 120 fios de cabelo, isto variando, de homem para mulheres sendo maior nas mulheres. Quando ocorre queda exagerada evidenciada, nos travesseiros, no Box do banheiro e também visualmente na densidade, deve-se procurar um médico cirurgião plástico – especialista em calvície pela (ABCRC) ou um dermatologista, pois este ciclo natural pode estar alterado e deve-se iniciar investigação e tratamento, o quanto antes.
3 – Fatores emocionais podem influenciar na queda de cabelos?
R: Sim. Estados depressivos, estresse exacerbado, noites mal dormidas podem influenciar no ciclo de vida natural do cabelo, bem como diminuir a ingestão de nutrientes importantes para a fisiologia do cabelo, aumentando a fase de queda (isto conhecido como Eflúvio Telógeno) que deve ser por um período, em torno de 6 meses. Após este período e eliminando a causa do estresse emocional, devem-se investigar outras causas da queda capilar prolongada.
4 – Como é herdado o gene para calvície?
R: A calvície sabe-se hoje, que é poligênica, ou seja, tem associação com fatores herdados das famílias de mãe e pai.
5 – Usar boné faz cair cabelos?
R: O uso normal de boné não faz cair cabelo, o que ocorre que o uso exagerado de boné agrava doenças dermatológicas como a dermatite seborréica, que podem ser coadjuvantes na queda capilar.
6 – Quais as causas de queda de cabelo?
R: A causa mais comum de queda de cabelo nos homens é a alopecia androgenética hereditária, a perda de cabelos de origem paterna nas mulheres (também de origem genética), alopécia areata de origem imunológica, eflúvio telógeno (causa mais comum nas mulheres) onde 30 a 50 % da queda ocorre até 3 meses, após um fator desencadeante, eflúvio anágeno, que
ocorre em mais de 90 % dos casos após quimioterapia, infecções fúngicas, tricotilomania (distúrbio comportamental), doenças da tireóide, cicatriciais, e outras mais raras. Através da história clínica, do exame físico e em alguns poucos casos, exames laboratoriais e biópsias, podemos chegar a um diagnóstico. De acordo com o diagnóstico fazer o tratamento mais adequado.
7 – Queda Capilar tem tratamento?
R: Sim. Quanto mais cedo for identificado, por um cirurgião plástico especialista em calvície ou um dermatologista a causa ou os fatores causais para esta queda capilar, melhor serão os resultados a médio e curto prazo. Lembrando que a calvície, na sua grande maioria e uma doença genética, que deve ser tratada em longo prazo, exceto, são as doenças especificas do couro cabeludo já citadas.
8 – Quais os tratamentos existentes para queda capilar?
R: Dentre as medicações, desde 1997 já nos EUA, existia o uso da finasterida 1mg com bons resultados, inclusive ajudando no crescimento pós-operatório do microtransplante capilar. O uso do minoxidil tópico e do laser de baixa frequência, também tem suas indicações. Outros tratamentos como suporte nutricional e shampoos, podem ser úteis, porém deve ser avaliado em cada caso. Como por exemplo, o uso de shampoos anti-caspas, em pessoas com dermatite seborréica, que favorece a queda capilar. Outra forma de restauração capilar é o microtransplante capilar, onde alguns cabelos do couro cabeludo, que não possuem o gene para quedas, são transplantados para áreas de baixa densidade. O transplante capilar – microtransplante folicular é uma cirurgia pouco agressiva e que produz resultados muito naturais, quando realizado por uma equipe bem treinada.
9 – Como é a Cirurgia de restauração Capilar?
R: A cirurgia é realizada de maneira ambulatorial com paciente submetido à anestesia local associado a uma sedação para melhor conforto do mesmo, tempo cirúrgico em torno de 5 a 8 horas, portanto transcorrendo tudo bem o paciente poderá retornar à sua residência. E retirado uma faixa de cabelo da região posterior da cabeça, realizado a sutura e em seguida as unidades foliculares contendo de 1 a 4 fios, são cortadas por profissionais bem treinados. Em seguida o cirurgião começa a colocar os microenxertos de cabelo de maneira natural na área da calvície. Cerca de 20 a 45 dias após o procedimento, os cabelos transplantados irão cair quase em sua totalidade e novos cabelos irão crescer entre 4 e 8 meses de pós-operatório, trazendo um resultado bem agradável e muito natural quando realizado por uma equipe qualificada. Não existe até os dias de hoje um tratamento único isolado. A combinação dos mesmos que acarreta em resultados satisfatórios para pacientes e médicos.
10 – Como e a recuperação desta cirurgia?
R: Na sua grande maioria, o paciente vai embora para casa no mesmo dia da cirurgia, sendo esta ambulatorial, e já podem voltar ao trabalho em 3 dias, com um repouso relativo neste período, ocorre pouco inchaço e pouca dor local, principalmente na primeira semana. Atividade física mais intensa deve ser evitada, no primeiro mês, porém deve ser avaliado, cada caso, com seu médico cirurgião.
11 – Esta cirurgia é muito cara e traz bons benefícios?
R: Por se tratar de uma cirurgia um pouco prolongada e haver a necessidade de uma equipe completa, com anestesista, técnicos no preparo dos fios, sala de centro cirúrgico, existe um custo um pouco alto, sendo que no Brasil e inferior à de outros países, porém os benefícios são muitos, com os custos compatíveis a de uma plástica facial. A cirurgia de restauração capilar acarreta, na sua grande maioria das vezes, num rejuvenescimento sem cortes no rosto, pois os cabelos fazem parte da harmonia corporal como um todo.
O Instituto
O Instituto Franco foi criado pensando em corresponder às necessidades de homens e mulheres atentos aos cuidados com a beleza e saúde.
Agende sua Consulta
Dr. Fernando F. Franco especialista em cirurgia plástica e transplante capilar na região de Campinas/SP.